Compartilhe e Siga-nos!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

ESCOLAS DO RIO - ARMADAS

É recente, mas esta semana já pude ver policiais dentro de uma escola estadual aqui no Rio. Já li e ouvi que muitos são contra, pois escola é lugar de aprender e não para uma violência visual. Pois bem, que a escola é lugar de aprender e coisa e tal, eu sei. Quem não sabe são os alunos bandidos e vândalos que vão também para ela. Eu não sou a favor totalmente desta postura, mas que esta postura ao meu ver é o exemplo de que o Estado está perdendo suas forças para a violência, isso é claro.
Por mim, o policial pode está e pode revistar o aluno sim, pois já que não existe bandido, não uma imagem definida, ele pode ser um aluno. E muitas vezes são se utilizando de sua “invulnerabilidade” graças a sua idade. Quantos já não puderam ver um grupo de jovens dentro de um ônibus falando e fazendo barbaridades com a roupa de escola? Um grupo voltando pela rua e quebrando, xingando e destruindo patrimônio público? Agora eles não podem ser revistados? Acorda Brasil. O problema não é o policial dentro da escola. O problema é ter de colocar ele lá porque a educação não entrar para as famílias. Escola não é salvadora. Gilberto Freire não vivia no hoje. Esqueça-o! Engula seus discursos utópicos pedagogos sem noções! A realidade é outra e devemos sim, nos modificar para passar por ela.
A escola não pode ser vista como vulnerável. Pois eu, como professor, dou aula em colégio que é invadido nos fins de semana para serem motéis, zona, e ainda tomarem banho na caixa de água e fazerem churrasco. Tudo isso é feito pela pobre comunidade que a cerca. A escola tem que deixar de ser vista como inofensiva, mas como algo a temer. Não o medo da repressão, mas o medo de que se a pessoa a destrói, será destruído o futuro de seus filhos e ainda será punida pela lei. Infelizmente, o povo só temo aquilo que pesa no bolso. Então vamos falar esta língua.  

Um comentário:

  1. Nossa banho na caixa d'água, aí foi demais. Quando menor adorava entrar no brizolão com meus colegas da época para brincarmos, era muito bom, mas sem destruição nenhuma. Hoje as pessoas não dão mais valor nem aos pais fora os professores e escolas, como eles mesmos dizem: Entra burro e sai Ladrão. (Frase que escuto em dois colégios perto de casa)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe nas Redes Sociais